Caxias, que estava em marcha para Bagé, recebeu a notícia do combate de Ponche Verde. Mudou de rumo e juntou-se a Bento Manuel nas cabeceiras do arroio Santa Maria Chica, determinando-lhe que fosse a Alegrete a fim de bater Canabarro. Bento Manuel deslocou-se a 8 de junho. A marcha foi realizada com grande rapidez e muito esforço da tropa; com a aproximação das forças imperiais, os revoltosos abandonaram o cerco, a 1º de julho.
Caxias ouvira tiros no dia 8 e receando que Bento Manuel houvesse encontrado Canabarro em sua marcha para Alegrete, enviou o Tenente-Coronel Francisco Pedro de Abreu (conhecido por Chico Pedro e Moringue) com 150 guardas nacionais para atacar o adversário pela retaguarda. Pouco depois soube que ocorrera apenas um tiroteio entre a flanco-guarda da coluna e um destacamento rebelde.
Através de informações, Caxias tomou conhecimento de que os insurretos haviam deixado cerca de 600 homens sob a responsabilidade de João Antônio da Silveira, junto às cabeceiras do Santa Maria Chica. Mandou então Francisco Pedro atacá-los, e este, depois de ficar emboscado a meia légua de distância, investiu contra o oponente, que resistiu mas foi obrigado a passar o Santa Maria, às pressas, abandonando bagagem e animais. João Antônio, ao saber do fato, veio com um reforço de 400 homens e contra-atacou. Francisco Pedro abrigou-se por não ser possível, com os animais fatigados, vencer as quatro léguas que o separavam de Caxias. Com a chegada, à noite, de reforços legalistas do 2º BC, que Caxias enviara por precaução, os rebeldes resolveram retirar-se.
Seguiram-se outros combates em Piratini (27 de junho de 1843); em Encruzilhada (4 de dezembro), onde foi morto o Coronel Agostinho de Melo; em Santa Rosa, próximo ao Butuí (26 de dezembro) e em Picada Xavier, no final do ano, onde morreu o Major Agostinho Gomes Jardim.
From:https://www.dbfei.com/Article/putaoyayu/201311/8456.html